segunda-feira, 11 de abril de 2011

Macorons!!!!

Nascido na Itália, o macaron se origina da palavra maccherone, que quer dizer massa fina. No século XVI, esse foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza. As primeiras a fazer os biscoitinhos na França foram as irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy.
Hoje o doce é muito servido nas festas de casamento.

Como os  macarons são tão famosos e deliciosos, decidi colocar no blog a receita dessa gostosura!

Receita de Macaron (para 20 unidades)
Ingredientes:
• 125 g de farinha de amêndoas, se não encontrar pode ser farinha de castanha de caju.
• 200g de açúcar de confeiteiro
• Claras de 3 ovos
• 03 colheres de sopa de chocolate em pó
• 30g de açúcar refinado
• 20 gotas de corante vermelho e 05 de corante verde para obter uma cor meio marrom
• Para o recheio Ganache:
• 01 colher de sopa de manteiga
• 130 g de chocolate em barra ao leite
• 03 colheres de sopa de nata
*Lembrando que o açúcar de confeiteiro é aquele mais fininho (parece uma farinha) e o “normal” é aquele refinado que usamos em casa.
Modo de fazer:
1. Misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o chocolate
2. Passe a mistura por uma peneira para obter um pó fininho, reserve
3. Aqueça as claras no microondas por 30 segundos, mexa, veja se perdeu um pouco da viscosidade, se necessário coloque por mais 30 segundos até deixar morninho
4. Só tome cuidado para não deixar cozinhar
5. Coloque as claras numa batedeira, bata até formar clara em neve, depois misture aos poucos o açúcar refinado
6. Quando formar um creme firme acrescente o corante misturando bem
7. Desligue a batedeira e acrescente a mistura que você peneirou aos poucos misturando com um batedor
8. Quando tiver bem homogêneo coloque a massa num saco de confeiteiro
9. Pegue uma forma forrada com papel manteiga e untada com farinha e manteiga, esprema o saco de modo que sejam dispostas na forma 40 bolinhas, macarons
10. Deixe descansar por 20 minutos, as bolinhas ficarão achatadas e devem ter aproximadamente 2 cm de largura cada, não esqueça de deixar um espaço entre cada macaron
11. Leve ao forno pré-aquecido a 170 graus por aproximadamente 15 minutos, sendo que deve se deixar o forno entre aberto com uma colher de pau nos últimos 8 minutos
12. Deixe esfriar os macarons
13. Caso fique difícil de tirá-los da forma sem quebrá-los, umedeça a forma com um pouco de água para que o papel manteiga absorva essa água soltanto mais facilmente os macarons
Recheio:
1. Derreta o chocolate no microondas, leve os ingredientes do recheio ao fogo baixo misturando bem até formar um creme liso
2. Recheie uma face do macaron e feche com outro macarron como se fosse um biscoito recheado

Dica: Você pode colocar o recheio que quiser, como brigadeiro, geléia, doce de leite.....Use a sua criatividade!

Oba, lembrancinhas!!!!

As lembrancinhas de casamento são uma forma de imortalizar na nossa memória e também na dos convidados esse momento tão especial.

Existem muitas empresas que fazem lembrancinhas personalizadas. Você pode colocar a sua caricatura, a sua foto, apenas os nomes.....Os padrinhos sempre devem receber uma lembrancinha especial.



Recentemente fui a vários casamentos em que os noivos não deram nenhuma lembrancinha, realmente, se o dinheiro está curto, dar algo que não será tão útil às vezes pesa na consciência.

DICAS:
que tal apenas mandar fazer 2 bem casados por convidado e embrulhar de uma forma especial e colocar um tag nele agradecendo, ou encomendar macarons e também embrulhar de uma forma especial ou colocar em uma caixinha.

Segue abaixo algumas idéias!

Bem casado com embrulho especial


Macarons deliciosos e lindos!

Biscoito da sorte, vi no blog da Kalinka Cope .

É um doce de origem chinesa parecido com o biju, feito a base de farinha, açúcar e ovos. A maneira como a massa é dobrada permite a colocação de pequenas tiras de papel com mensagens no seu interior.

O único fornecedor desse biscoito no Brasil, Hakuna Matata Doces, é focado no mercado corporativo, então as opções de personalização são limitadas e tem que ecomendar no mínimo mil unidades. (você pode encomendar algum com a frase que melhor se encaixar com o seu casamento).

O bom é que o biscoito da sorte é um doce barato: custa R$ 324 por 300 unidades ou R$ 450 por 1.000 unidades.

DICA:
Talvez vale a pena juntar um grupo de noivas para comprar em conjunto uma quantidade alta, escolhendo uma mensagem padrão que possa ser usada em todos os casamentos e uma embalagem com tema de casamento.
Biscoito da sorte chinês

Se o casamento é de dia ao ar livre, que tal colocar nas cadeiras ou em cima das mesas um leque de madeira com um cartão de agradecimento, ou até mesmo escrever algo no próprio leque.
Leque baratíssimo, cheiroso e basta acrescentar um tag de agradecimento

Você pode comprar on line essas embalagens e colocar docinhos dentro.

embalagem para docinhos