Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Casamento Religioso - Casamento Católico Apostólico Romano

Cerimônia católica Apostólica Romana





































A religião católica considera o matrimônio um verdadeiro sacramento, reconhecido como uma graça de Deus. A cerimônia é realizada em igrejas e capelas.
Essa cerimônia só poderá ser realizado depois dos proclamas (que é a comunicação obrigatória que o padre faz por três domingos consecutivos durante a missa na paróquia à qual pertencem os noivos). 
DICA: Caso vocês escolham uma igreja diferente da que vocês frequentam, vocês terão que pedir a autorização desta para que outro padre celebre seu casamento. Se for autorizado, vocês receberão um certificado de capacidade matrimonial aos noivos, que deverá ser entregue ao padre da Igreja escolhida para que o processo continue na Igreja.

A celebração poderá ser realizada dentro dos três meses seguintes, caso não tenha nenhuma objeção. Outra exigência é o curso de noivos, realizado conforme as regras de cada paróquia e ainda, a apresentação da certidão de batismo de ambos.

DICA: Caso apenas um dos noivos seja batizado, o padre da paróquia terá que pedir a autorização ao Bispo para a concretização do casamento.

Caso queiram fazer o casamento religioso com efeito civil deve-se pedir a habilitação ao cartório e cumprir os processos legais.

RESUMO DO QUE VOCÊS DEVERÃO FAZER:
  Pagar a taxa na igreja;
Apresentar os documentos com três meses de antecedência à data do casamento;
Se o(a) noivo(a) não pertencer à comunidade da Paróquia onde será celebrado o casamento, deve apresentar os documentos pedidos à própria Comunidade Paroquial;
  A Paróquia do(a) noivo(a) deve dar licença por escrito para o casamento poder acontecer na igreja escolhida pelos noivos. 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Cópia recente da Certidão de Batismo dos noivos;
 Comprovante de residência;
RG dos noivos (Algumas igrejas podem solicitar cópia autenticada da carteira de identidade de noivos e padrinhos);
Protocolo do processo civil, caso seja casamento religioso com efeito civil;
Comprovante do curso de noivos.

Lembrando que algumas igrejas podem fazer outras exigências e adotar outros procedimentos. Por isso, no dia em que forem agendar a data do casamento peçam todas as informações sobre documentos necessários e procedimentos obrigatórios.



RITUAL DA CERIMÔNIA

Tradicionalmente o ritual da cerimônia católica tem inicio com um cortejo que segue nesta ordem:
1 - o noivo com sua mãe
2 - A mãe da noiva com o pai do noivo
3 - Os casais de padrinhos
4 - Damas e pajens
5 - A noiva com seu pai.
Atualmente a noiva tem mais liberdade para escolher alguns detalhes na cerimônia, como não optar pelo cortejo e escolher o numero de padrinhos, respeitando o limite máximo de cada igreja.

A família dos noivos será distribuída em cada um dos lados do altar. O noivo, sua mãe e seus padrinhos ficam do lado direito de quem entra na Igreja, enquanto a mãe da noiva e seus padrinhos ficam do lado esquerdo. Após o posicionamento no altar, as mulheres ficam à direita dos homens. O pai do noivo fica ao lado da mãe da noiva até a chegada do pai da noiva no altar.

As damas e pajens entram ao som de uma música escolhida especialmente para eles e a porta da igreja se fecha. O pajem (ou uma das daminhas) carrega as alianças numa almofada. Quando  todos estiverem no altar, será tocada a marcha nupcial ou uma outra música e as portas se abrirão novamente para a grande entrada da noiva. 

DICA: As daminhas e os pajens também podem acompanhar a noiva.

Um dos momentos de grande emoção no casamento católico é a entrada da noiva na igreja. Ela é conduzida por seu pai, ou quem ela escolher, que ficará do seu lado esquerdo. Os convidados se levantam para vê-la, entrar e sair.

Ao chegar ao altar, o noivo cumprimenta seu futuro sogro com um aperto de mãos, beija a noiva levemente no rosto e lhe dá seu braço esquerdo.
Se estiver usando luvas, a noiva retira-as ao chegar ao altar e entrega-as, juntamente com o buquê, para a madrinha.

A cerimônia é celebrada pelo padre e pode ser com uma missa ou não, sendo opcional aos noivos receber a comunhão. Durante a celebração, os noivos se postam de pé em frente ao sacerdote que conduzirá o sacramento.

A daminha é chamada para trazer as alianças que serão abençoadas. A aliança é colocada na mão esquerda juntamente com a promessa de fidelidade, ajuda mútua, na alegria e na tristeza, e, também, na saúde e na doença. Após a troca de alianças, há a bênção de todos sobre os noivos.

Depois que o padre os declara marido e mulher perante as leis de Deus. Os noivos se preparam para a saída da igreja. O noivo dá o braço à noiva, iniciando assim a saída, seguida pelas damas e pajens e, depois, pelos pais e padrinhos. 

DICAS: Alguns preferem cumprimentar os pais e padrinhos antes de sair da igreja. Caso queira assim, o noivo deve começar pelos pais da noiva e segue em direção aos padrinhos, enquanto a noiva faz o mesmo com a família do noivo. Cruzam-se ao fundo do altar e começam cumprimentar a própria família no sentido dos padrinhos para os pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário